quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia do Cabeleireiro

Diz-se, e bem, que há dias para tudo e santos para todos. O cabeleireiro não é excepção e hoje assinala-se o Dia do Cabeleireiro. Ouve-se entre alguns dos profissionais da actividade, que o dia do cabeleireiro é o dia de Carnaval, mas não existe, pelo menos encontrada, uma explicação que confirme essa data. Assim, encontra-se uma data plausível associada a um Santo, que é a data da sua morte: 3 de Novembro (de 1639). O Santo é São Martinho de Porres (ou Lima -Perú). Esta ligação existe porque foi aprendiz de barbeiro, além de cirurgião e dentista (até há relativamente pouco mais de 100 anos, os barbeiros também arrancavam dentes!!!). São Martinho de Porres teve a particularidade de ser o primeiro homem não branco a ser santificado.

"O papa Gregório XVI beatificou-o em 1837, tendo sido canonizado em 1962, por João XXIII, que confirmou sua festa no dia 3 de Novembro. Em 1966, Paulo VI proclamou são Martinho de Porres padroeiro dos barbeiros. Mas os devotos também invocam sua intercessão nas causas que envolvem justiça social."
 
Filho ilegítimo de João de Porres, nobre espanhol pertencente à Ordem de Alcântara e descendente de cruzados, e de Ana Velásquez, negra alforriada do Panamá, sentiu na própria pele, a descriminação e injustiça social inclusive pelo próprio pai nos primeiros anos de vida.
Numa pesquisa na internet por "padroeiro dos Cabeleireiros/Barbeiros" encontramos mais padroeiros associados à actividde: São Cosme e Damião, São Brás e São Luis (IX) de França. Mas em nenhum deles, na sua história biográfica, existe qualquer razão para esta associação.
Quer sejamos crentes ou não, que este Santo esteja com o Guilhermino Taveira no próximo dia 7 e 8 para o Campeonato do Mundo na categoria de cabeleireiro de homens.

Para mais detalhes:

Nenhum comentário: