sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Espólio do António Variações

Realizou-se ontem, dia 12, o leilão de parte do espólio da grande figura da história musical e social Portuguesa da década de 80, António Joaquim Rodrigues Ribeiro (António Variações).
Como é sabido, este amante da música era antes de mais um amante da vida e o que de mais ela tinha para lhe oferecer. Assim, homem viajado, estava muito à frente do panorama social português da época, e a sua extravagância era reflexo disso mesmo, que se manifestava nas suas indumentárias e adereços de moda diversos, entre os quais brincos e chapéus.
Antes porém de conseguir concretizar o sonho de viver da e para a música, era profissional de cabeleireiro, curso este que tirou na Holanda, em Amesterdão, ao longo de um ano. Abriu em Lisboa "É para o menino e para a menina"- o seu cabeleireiro unisexo (há quem diga que foi o 1º a abrir como tal).
Numa carta a apresentar-se ao jornal Correio da Manhã, descreve-se como um homem do espectáculo em tudo o que faz "sempre tentei fazer dum corte de cabelo um espectáculo" e "serei um espectáculo mesmo a varrer as ruas da cidade".
Por isto e muito mais que haveria a contar, achámos por bem homenageá-lo, tentando trazer para a nossa (vossa) casa, objectos, primeiro do seu uso como cabeleireiro, e por último algo que o caracterizasse. Assim foi conseguido para exposição aos nossos clientes, dois secadores de cabelo (de mão), um conjunto de nove pentes coloridos e cinco dos muitos chapéus da sua colecção que foi adquirindo por onde andou em viagens.Video
Muito Obrigado a todos por continuarmos a ser quem somos.

Nenhum comentário: